Questões sobre o artigo:
Ciber-Cultura-Remix
A
cibercultura caracteriza-se pelas relações entre as tecnologias informacionais
de comunicação e informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informática/telecomunicações
na década de 1970. Caracteriza-se por três “leis” fundadoras: a liberação do
pólo de emissão, o princípio de conexão em rede e a reconfiguração de formatos
midiáticos e práticas sociais.
2- O que é remixagem?
Podemos
entender por mixagem, um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de
combinações, colagens e cortes de informações a partir das tecnologias
digitais. Tem sua gênese com o pós-modernismo e ganha contornos mundiais com a
globalização. São as várias possibilidades de apropriação e criação
livre.
3- Qual é a origem do copyright e qual sua
finalidade?
O surgimento
do copyright deu-se com o advento do capitalismo e da imprensa no século XVIII.
A finalidade do mesma é a de controlar a circulação de bens tangíveis e intangíveis,
onde ou autor cede o seu direito aos editores em troca do pagamento de
royalties.
A primeira
lei trata da liberação do pólo da emissão: “tem tudo na internet” e “pode tudo
na internet”.
A segunda
lei é a do “tudo em rede”, onde podemos entender que “a rede está em todos os
lugares”; podemos ainda chamar essa “lei” de o princípio de conectividade
generalizada.
Já a terceira lei é da reconfiguração. Aqui a
máxima é “tudo muda, mas nem tanto”. Devemos evitar a lógica da substituição ou
do aniquilamento já que, em várias expressões da cibercultura, trata-se de
reconfigurar práticas, modalidades midiáticas, espaços, sem a substituição de
seus respectivos antecedentes.
A remixagem nos
permite ter uma cultura participativa, isto é, poder te o livre acesso às
mídias.
6- Fale sobre a arte eletrônica.
A arte
eletrônica é uma forma de fazer artístico cuja expressão abusa de processos
abertos, coletivos, inacabados. Heranças das vanguardas pós-modernas do século
XX, a arte eletrônica engendra processos de criação, novas poéticas marcadas
pelas tecnologias e redes digitais
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